Descrição:
Apesar dos recentes avanços, as grandes empresas de comunicação e mídia ainda falham em divulgar e debater a cultura produzida por pessoas e grupos sociais historicamente marginalizados, seja por fatores de classe, gênero, sexualidade, raça ou território. Como forma de reação, de protesto e de resistência, surgem iniciativas que visam não só abrir espaço às histórias e produções artístico-culturais colocadas às margens como, também, buscam fornecer ferramentas para que essas histórias sejam contadas em primeira pessoa e para que essas produções transbordem as barreiras erguidas pelo sistema capitalista e pelas mídias hegemônicas.
Palestrantes:
Jéssica Balbino. Jornalista, mestre em Divulgação Científica e Cultural (Labjor/Unicamp), produtora cultural e criadora do Margens, projeto com objetivo de mapear e dar visibilidade a escritoras marginais e periféricas. É diretora do documentário Pelas Margens e autora dos livros Traficando Conhecimento (Aeroplano, 2010) e Hip-Hop: A Cultura Marginal (Independente, 2006).
Bianca Santana. Jornalista, mestre em Educação (USP) e doutoranda em Ciência da Informação (USP). É colunista da revista Cult e uma das fundadoras da Casa de Cultura Digital e da Casa de Lua Organização Feminista. Oferece cursos sobre escrita autobiográfica. Autora dos livros Quando me descobri negra (Sesi-SP) e Aprender para Contar (Hedra Educação).
Monique Rocco. Produtora audiovisual e cultural, atriz, poeta e pesquisadora da Afroflix, plataforma que disponibiliza filmes, séries, web séries, programas diversos, vlogs e clipes produzidos, escritos, dirigidos ou protagonizados por pessoas negras. Entre outros trabalhos, produziu o filme Kbela. É sócia-coordenadora da Antro Produções, fundadora do Núcleo Criadoras Negras RS e integrante do coletivo Mulheres de Pedra.
Mediação:
Márcia Tait Lima. Professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/Unicamp. Pós-doutora em Filosofia (FFLCH/USP), doutora e mestre em Política Científica e Tecnológica (DPCT/Unicamp), comunicadora social (Unesp) e especialista em Jornalismo Científico (Labjor/Unicamp), em Teoria Feminista (Universidade Complutense de Madri) e em Tecnologia Social e Economia Solidária (Unicamp). Atua nas áreas: ciência, tecnologia, comunicação, epistemologia feminista e movimentos sociais.